FratMR

Fraternidade Missionária Rural. Com os irmãos e as irmãs, homens e mulheres de todas as gerações, vivem o carisma das duas Congregações nas três dimensões : a experiência espiritual, escolhas missionárias na vida rural e na vida fraterna.

Em igualdade, pelo batismo que recebemos, valorizamos a importância do Evangelho no mundo rural de hoje. Dá-nos um caminho de vida.

As etapas

O compromisso na vida religiosa é progressivo. Existe aqui uma certa sabedoria e é preciso tempo para verificar se a pessoa é feliz nessa escolha de vida particular que é a vida religiosa. Para isso a Igreja propõe etapas: em primeiro lugar o postulantado, depois o noviciado, o tempo dos votos temporários que duram alguns anos e enfim o compromisso definitivo.

O postulantado:

Essa é a etapa de verificação do chamado do Senhor e do amadurecimento das motivações da vocação. O postulante partilha a vida dos Irmãos ou das Irmãs do Campo. Essa etapa dura um certo tempo (no mίnimo 12 meses) afim de que o postulante possa livremente fazer o seu pedido de entrada no noviciado.

O NOVICIADO e os primeiros compromissos:

O noviciado é um período privilegiado de descoberta, de aprofundamento, um tempo de retiro onde tudo [oração, trabalho, diálogo com o (a) responsável do noviciado, vida em comunidade] ajuda a encontrar o Senhor, Pessoa viva...” (Ir Ghislaine)

O noviciado permite portanto de viver uma relação privilegiada com Cristo, de fazer a experiência da vida religiosa: comunidade fraterna, vida de oração, leitura da Bíblia, trabalho manual e intelectual, melhor conhecimento de si mesmo... Ele dura  pelo menos um ano para os Irmãos e dois anos para as Irmãs.

A primeira profissão:

Após esse tempo particular do noviciado, vem a etape dos primeiros votos. Chamado pela graça de Deus a ser na vida religiosa, testemunha de Cristo junto das pessoas que estão no campo, o Irmão ou a Irmã se entrega à Deus através dos votos de castidade, pobreza e obediência por uma duração inicial de um, dois ou três anos.
A Formação e o compromisso definitivo

Durante esses anos de votos temporários, o Irmão ou a Irmã continua à se formar. A formação ajuda a se estruturar na sua fé e na sua personalidade.

O estudo da Bíblia, da teologia, das ciências humanas e a aquisição de competências diversas segundo suas aptitudes colaboram para os ministérios e serviços aos quais somos chamados. Essa formação é vivida apartir de uma comunidade com acompanhamento de Irmãs ou de Irmãos mais velhos na vida religiosa, e em seguida vem o compromisso definitivo.

Imprimir E-mail

  • Camp 2014
    Intercâmbio Portugal 2014
  • comunhao
    Comunhão - outubro 2013
  • Jubilé.fmc-15
    Jubileu dos Irmãos
  • 2013.camp-1
    Intercâmbio Agosto 2013
  • 2013.Camp .lumigny-1
    Jovens portugueses em Lumigny