Viagem ao Brasil

4.BrasilHá alguns anos atrás a Ir. Sylvie lançou-me o desafio de vivermos juntas uma experiência com os Irmãos no Brasil… Após algum tempo de conversas, de partilhas, Claire Sourice soube deste projeto e rapidamente se juntou a nós, e após uma visita de Claire e da Ir. Sylvie a Portugal no passado mês de Fevereiro também Lili manifestou o desejo de participar.E eis que partimos as quatro para vivermos juntas uma experiência de partilha com os Irmãos do Campo.
A nossa estadia começou em Coquelândia (estado do Maranhão). Não é propriamente fácil lá chegar, mas depois de lá estar vale bem a pena! Que alegria reencontrar os Irmãos após precisamente 10 anos da sua partida de Portugal.
O acolhimento dos Irmãos foi fantástico, partilhámos com eles a sua vida do dia-a-dia e fizeram-nos descobrir a região, proporcionando-nos momentos de partilha e descoberta dos habitantes da Coquelândia. A paisagem é soberba… fazendas e palmeiras babaçus a perder de vista! Também o acolhimento de todas as pessoas foi extraordinário, receberam-nos de braços abertos em suas casas, e partilharam connosco as suas preocupações, as suas alegrias…
Depois da comunidade de Coquelândia partimos à descoberta da2012.Palestina comunidade de Palestina (estado do Pará). A propósito da Assembleia Geral, os irmãos das duas comunidades reuniram-se durante cerca de três dias na comunidade de Palestina. Que alegria pertencer a esta grande família!
A realidade na Palestina do Pará é um pouco diferente, mas o acolhimento dos irmãos e de todas as pessoas que nos receberam foi igualmente fantástico!
Com Ir. Basílio visitámos a Comissão Pastoral da Terra em Marabá (a cerca de 100km de Palestina), aqui descobrimos um pouco das dificuldades do estado do Pará, os problemas com os “sem terra”, a exploração de minérios e ainda a existência de escravidão em algumas fazendas do Brasil…
Tivemos também a oportunidade de visitar com o Ir. António um acampamento onde vivem cerca de 75 famílias em condições muito difíceis, em pequenas cabanas de palha, sem água e a eletricidade é fornecida por um pequeno gerador, apenas das 18h às 22h. As crianças são transportadas para a escola por um camião às 6h da manhã e regressam ao acampamento cerca das 12h. Grande parte destas famílias vivem nestas condições há cerca de 6, 7 meses na esperança de receberem um pequeno pedaço de terra para cultivarem…
2012.Comunhão PalestinaForam muitos os encontros que tivemos onde pudemos partilhar a cultura, as experiências… numa noite reunimos com os Irmãos e amigos, de forma a darmos a conhecer um pouco a realidade dos Amigos em Comunhão de Portugal e de França.
Ainda houve tempo para ajudar os Irmãos com algumas questões informáticas… Os Irmãos Missionários do Campo do Brasil já estão no Facebook e a sua página http://brasil.fmc-sc.org/ já tens algumas novidades!
É verdadeiramente difícil descrever em palavras tudo aquilo que se descobriu, tudo aquilo que se viveu… mas acima de tudo sentimo-nos em família, partilhámos momentos de oração, de fraternidade, de comunhão com os Irmãos e amigos.
Testemunhámos a maneira disponível e simples de viver dos Irmãos e a forma como estão próximos das pessoas, próximos dos seus problemas e das suas dificuldades. É de facto um testemunho vivo do Evangelho, o que os Irmãos transmitem a todos os quanto os rodeiam…
Esta viagem, foi sem dúvida uma verdadeira experiência fraterna entre nós as quatro, com os Irmãos e com todas as pessoas com quem nos cruzámos. De uma maneira geral, os laços entre Portugal, França e Brasil ficaram mais fortes…
Depois desta experiência, serão muitas as situações na minha vida que verei com “outros olhos”... Obrigada meus Irmãos, por me continuarem a ajudar a crescer na fé…

Sofia Delgadinho

 

 

Imprimir