A Paróquia de S. Pedro de Marateca com cerca de 9000 habitantes e 283 km2 abrange duas freguesias, S. Pedro de Marateca (Águas de Moura) e Poceirão. Tem características tipicamente rurais, situando-se na transição entre as zonas urbanas ribeirinhas dos rios Tejo e Sado e Alentejo Rural.
Força da crise que se vive, forte desemprego em todos os setores de atividade, tendo como consequência a existência de uma população significativa, muito carenciada, vivendo na pobreza, com um número elevado de idosos.
O grupo sociocaritativo é a expressão da Cáritas Diocesana na paróquia, tendo a missão de, por um lado, ajudar as pessoas mais carenciadas, e por outro, a educação na partilha e na solidariedade ao mais próximo.
Trabalha em parceria com a Cáritas Diocesana, centro Cáritas de S. Pedro (polo da Cáritas Diocesana na paróquia), e Banco Alimentar Contra a Fome de Setúbal. Atende cerca de 100 agregados familiares cuja composição vai de 1 a 7 pessoas, num total de 300. Apesar do esforço feito por um pequeno número de voluntários, o seu trabalho nem sempre é bem compreendido pela comunidade das pessoas instaladas.
Funciona com dois polos, um na freguesia de Poceirão e outro na freguesia de S. Pedro de Marateca (Águas de Moura). Faz a distribuição de alimentos e roupas um dia por semana – 5ª feira.
Ao 3º domingo de cada mês faz-se uma recolha de donativos na Eucaristia Dominical, que se junta aos recebidos do Banco Alimentar Contra a Fome.